Colômbia e Equador partem para normalizar relações

Os governos de Equador e Colômbia anunciaram nesta quinta-feira que iniciaram um diálogo para normalizar suas relações diplomáticas, rompidas desde março de 2008, segundo um comunicado conjunto divulgado em Nova York.

AFP |

"Equador e Colômbia iniciaram um processo de diálogo direto, com o propósito de obter a normalização de suas relações diplomáticas", assinala o comunicado emitido um dia após o encontro dos chanceleres de Quito e Bogotá, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Os presidentes deram instruções a suas respectivas chancelarias para que no mês de outubro seja concretizada a designação, em primeira instância, de seus encarregados de negócios" visando à normalização das relações.

O Equador rompeu relações com a Colômbia após militares colombianos atacarem um acampamento da guerrilha das Farc no território equatoriano, no dia 1º de março de 2008, em uma operação que deixou mais de 20 mortos.

O governo colombiano se comprometeu a não conduzir qualquer operação militar no território equatoriano, uma das exigências do Equador para retomar as relações, destaca o comunicado.

du/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG