confundiu trenó de Papai Noel com avião - Mundo - iG" /

Colômbia diz que Venezuela confundiu trenó de Papai Noel com avião

Bogotá, 21 dez (EFE).- O ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, negou as acusações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que aeronaves não-tripuladas do país tenham invadido o território vizinho, e afirmou que eles confundiram o trenó de Papai Noel com um avião.

EFE |

"Vai ver os soldados venezuelanos confundiram o trenó de Papai Noel com um avião espião", afirmou Silva aos jornalistas na Casa de Nariño, sede do Governo, em Bogotá.

O ministro qualificou as declarações do presidente venezuelano de "falsas e infundadas", garantindo que seu país "não tem essa capacidade".

Ontem Chávez denunciou que aviões não-tripulados de "tecnologia americana", procedentes da Colômbia, entraram em território de seu país para fazer espionagem.

"Era um pequeno avião, de 2 ou 3 metros, controlado por controle remoto. Mas eles filmam tudo e até atiram bombas. Essa é a tecnologia ianque. Ontem à noite ordenei: se um aviãozinho desses aparecer, derrubem-no!", disse Chávez no seu programa de rádio e televisão tradicional dos domingos, "Alô Presidente".

O general Fredy Padilla, comandante das Forças Militares colombianas, disse que os aviões não-tripulados do país têm autonomia máxima de 40 quilômetros, sem poder de fogo, e são usados para vigiar torres de eletricidade e oleodutos.

As relações entre os dois países vivem nova fase de tensão por conta do acordo entre Bogotá e Washington, que permite às forças americanas utilizar pelo menos sete bases colombianas.

O presidente venezuelano considera esse convênio militar uma "ameaça" para a segurança de seu país e de toda a região, enquanto Colômbia e Estados Unidos explicam que faz parte da luta contra o terrorismo e o narcotráfico. EFE.

mb/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG