França e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula " / França e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula " /

Colômbia divulga vídeo para desmentir pagamento de resgate

Bogotá divulgou, nesta sexta-feira, um vídeo do resgate de 15 reféns das Farc, depois que uma rádio suíça garantiu que a operação foi uma encenação e que, na realidade, o governo colombiano pagou 20 milhões de dólares por sua entrega. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/franca_afirma_que_nao_pagou_resgate_por_betancourt_1417141.htmlFrança e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula

Redação com agências |

A gravação mostra quando os reféns sobem em um helicóptero, junto com dois de seus carcereiros, assim como o momento em que, em pleno vôo, são informados pelos agentes infiltrados que se trata de um resgate. O vídeo não registra o instante em que os rebeldes são dominados.

A franco-colombiana Ingrid Betancourt aparece de mãos algemadas e muito incomodada, momentos antes de tomar a aeronave, por ter sido amarrada, como seus companheiros.

Os instantes prévios à libertação, na quarta-feira, passam-se em uma zona de plantios de coca, no departamento de Guaviare (sudeste), onde se vê um grupo de rebeldes, mulheres em sua maioria, com roupa camuflada e fuzis, além do helicóptero, de cor branca.

Fazendo-se passar por jornalistas, dois membros da equipe de inteligência do Exército gravam a cena.

Em terra, um dos insurgentes, Gerardo Aguilar (conhecido como "César"), mostra-se sorridente, mas se recusa a falar com os falsos repórteres, integrantes de uma suposta missão humanitária internacional que mudará os reféns de acampamento. Depois, mostra-se como uma guerrilheira coloca algemas de plástico nos presos.

Inicialmente, alguns deles resistiram a ser algemados, e o primeiro a aceitar foi um dos três americanos resgatados.

A gravação foi editada e dura cerca de três minutos. No início, vê-se a ex-candidata presidencial com um chapéu camuflado e uma camiseta preta. Depois, entra no helicóptero cabisbaixa, levando uma bolsa cinza, o cabelo preso e botas de borracha.

A fita termina mostrando a explosão de alegria dentro do aparelho, depois que os agentes, cujos rostos não aparecem, identificaram-se como militares e comunicaram aos reféns que estão em liberdade.

"Estão livres, já passou", disse um deles.

Depois disso, os reféns romperam em lágrimas, abraçando-se entre si.

Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:


* Com informações da EFE e AFP




    Leia tudo sobre: ingrid betancourt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG