Colômbia, Alemanha e África do Sul integrarão conselho da ONU

Colômbia, Alemanha e África do Sul integrarão conselho da ONU

Reuters |

A Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu na terça-feira a Colômbia, a Alemanha, a Índia e a África do Sul para ocupar as cadeiras rotativas por dois anos no Conselho de Segurança do organismo.

O Canadá, porém, se retirou da corrida pelo quinto lugar, permitindo a Portugal uma vitória quase certa depois de duas rodadas de votação frustradas entre ambos países, candidatos a um posto sem direito a veto entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012.

O Conselho de Segurança da ONU, com 15 integrantes, tem autoridade para impor sanções e enviar forças de pacificação a diversos pontos do planeta.

Na primeira rodada, somente a Alemanha conseguiu atravessar o limite de 127 votos na Assembleia Geral com 192 países, numa categoria conhecida como "Europa Ocidental e Outros".

Índia, África do Sul e Colômbia lideraram indiscutivelmente seus grupos geográficos.

Existem cinco membros permanentes e com direito a veto no Conselho de Segurança, os ganhadores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, e 10 membros temporários sem direito a veto.

Os membros selecionados terão algo de poder, entretanto, já que uma resolução do Conselho precisa de nove votos a favor e nenhum veto para ser aprovada.

    Leia tudo sobre: ONUConselho de segurança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG