positivo que Unasul não se pronuncie sobre acordo com EUA - Mundo - iG" /

Colômbia acha positivo que Unasul não se pronuncie sobre acordo com EUA

Bogotá, 10 ago (EFE).- O Governo da Colômbia considerou hoje como positivo que não haja nenhuma menção ao acordo militar negociado com os Estados Unidos no documento final da cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), realizada hoje em Quito, segundo um porta-voz da Chancelaria colombiana consultado pela Agência Efe.

EFE |

Além disso, a fonte opinou que a Colômbia "não considera oportuno" comparecer a uma reunião já programada entre ministros da Defesa e das Relações Exteriores sul-americano, a qual deve acontecer em Quito, "pelas mesmas razões" pelas quais o presidente colombiano, Álvaro Uribe, não assistiu à cúpula da Unasul.

A fonte acrescentou que, caso a reunião de ministros ocorra em outro país, "a Colômbia compareceria e, de quebra, seria bom tratar de outros temas como o armamentismo, o tráfico ilegal de armas e o terrorismo".

Sobre a assistência de Uribe a uma cúpula de presidentes da Unasul na Argentina assinalou que ainda não há confirmação.

A 3ª Reunião Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Unasul terminou hoje em Quito sem um pronunciamento comum sobre o acordo militar que Colômbia e EUA negociam, o qual, segundo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pode levar a uma guerra regional.

Por outro lado, os governantes presentes decidiram convocar uma próxima reunião para este mês com o objetivo de que os ministros das Relações Exteriores e de Defesa discutam o assunto e tentem conseguir uma postura comum em relação ao polêmico acordo.

Colômbia e Equador romperam suas relações diplomáticas desde março de 2008, quando militares colombianos bombardearam um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em solo equatoriano.

Já a Venezuela "congelou" as relações comerciais e diplomáticas com Bogotá na semana passada por causa das acusações do Governo da Colômbia de que três lança-foguetes comprados por Caracas no final dos anos 80 foram encontrados em um acampamento das Farc. EFE fer/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG