Acidente ocorreu em cruzamento de Blackheat, próximo à Cidade do Cabo; medidas de segurança estavam em vigor, segundo autoridades

Nove crianças morreram e outras três ficaram nesta quarta-feira na colisão de um trem com uma van escolar em um cruzamento de Blackheath, próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul.

Segundo a agência "Sapa", 12 estudantes estavam dentro da van indo em direção à escola quando a van se chocou com o trem. O porta-voz do serviço de emergência, Andre Visser, afirmou que oito das crianças morreram na hora, e outra morreu no hospital. "Tivemos de resgatar as crianças cortando a estrutura da van", disse Visser.

Equipes de resgate são vistas no local do acidente
AFP
Equipes de resgate são vistas no local do acidente

As primeiras investigações indicam que todas as medidas de proteção do passo de nível estavam em funcionamento, segundo o organismo Regulador de Segurança da Ferrovia (RSR, em inglês). "O passo de nível está protegido com sinais de trânsito, luzes intermitentes e barreiras, as quais confirmamos que estavam em bom estado", afirma a RSR em comunicado.

"Este é o nível máximo de proteção que pode haver neste tipo de cruzamento. Por isso, investigamos como o acidente pôde ocorrer, apesar das medidas (de segurança)", disse a porta-voz da RSR, Lavinia Mahlangu.

Esse acidente, em que nenhum passageiro do trem ficou ferido, é o terceiro na Cidade do Cabo envolvendo um trem, informou o serviço ER24, que pediu aos motoristas para circularem pelos passos de nível com cautela redobrada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.