Colégios eleitorais abrem para primárias na Virgínia Ocidental

Washington - Os colégios eleitorais na Virgínia Ocidental já estão abertos para as primárias do Partido Democrata, nas quais a pré-candidata Hillary Clinton se apresenta como grande favorita frente a seu adversário, Barack Obama.

EFE |

Os colégios neste estado montanhoso e rural, que concede 28 delegados na convenção democrata de Denver em agosto, abriram suas portas às 6h30 (7h30 de Brasília) e estarão em funcionamento até as 19h30 (20h30 de Brasília).

As pesquisas concedem uma vantagem de 36 pontos para Hillary, que fez uma ampla campanha neste estado, com a esperança de que uma vitória confortável dê um novo impulso a sua candidatura.

Obama, que pouco compareceu à Virgínia Ocidental para fazer campanha, mantém uma vantagem de mais de 150 delegados sobre Hillary no cômputo total, quando restam apenas seis primárias a serem disputadas.

A grande esperança de Hillary para ultrapassar seu adversário é se impor com clareza em estados como Virgínia Ocidental, Kentucky e Porto Rico, para convencer os "superdelegados" - funcionários e notáveis do partido que podem votar em qualquer candidato - que tem mais chances de vítoria nas presidenciais de novembro.

Os pré-candidatos democratas devem obter pelo menos 2.025 delegados para conseguir a candidatura de seu partido à Casa Branca.

Obama superou os 1.850, enquanto Hillary ronda os 1.700.

Nas seis primárias que restam para ser disputadas, estão em jogo um total de 217 delegados, que serão distribuídos entre os dois pré-candidatos de maneira proporcional aos votos obtidos.

A convenção democrata contará com 795 superdelegados, dos quais cerca de 300 permanecem ainda sem se pronunciar a favor de Hillary ou Obama.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG