Colégios eleitorais abrem no Marrocos para pleito municipal

Rabat, 12 jun (EFE).- Os colégios eleitorais abriram suas portas hoje no Marrocos às 8h (4h de Brasília), em eleições municipais para as quais foram convocados mais de 13 milhões de eleitores.

EFE |

Após a abertura, a normalidade e a baixa participação de eleitores foram as características dominantes nas primeiras horas.

Um membro de uma mesa eleitoral do bairro de Hassan, em Rabat, disse à Agência Efe que, até o momento, quase não houve votos, mas espera-se que, após a oração do meio-dia - a mais importante para os muçulmanos -, o número de eleitores auemnte.

A jornada eleitoral para escolher 27.795 cargos locais entre mais de 130 mil candidatos nos 1.503 municípios ou "comunas" do país terminará às 19h (15h de Brasília), informou o Ministério do Interior marroquino.

A novidade desta vez é a cota de 12% de cargos municipais que estão reservados exclusivamente para mulheres, porcentagem equivalente a um total de 3.344 postos.

Os primeiros resultados provisórios devem sair no início de amanhã, mas só às 18h (14h de Brasília) sairão os números oficiais.

Apesar das contínuas chamadas das autoridades à participação e de uma campanha que teve de grande difusão na imprensa, os analistas temem que haja uma alta abstenção, semelhante à das legislativas de 2007.

Na época, apenas 37% da população exerceu seu direito ao voto, o que motivou o firme compromisso do novo Governo surgido então de acabar com a abstenção "crônica" no Marrocos. EFE mgr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG