Colégio Eleitoral dos EUA inicia nomeação oficial de Obama

Washington, 15 dez (EFE).- O Colégio Eleitoral dos EUA começou hoje o processo de votação com o qual o presidente eleito, Barack Obama, será nomeado oficialmente para o posto, que ocupará a partir de 20 de janeiro.

EFE |

Nos Estados Unidos, o Colégio Eleitoral, formado por 538 eleitores, é o encarregado de nomear formalmente ao candidato vencedor nas eleições presidenciais.

Os membros do Colégio se dividem entre os 50 estados conforme a população de cada um.

Na maioria dos estados, os votos dos delegados e cada estado vão todos para ao candidato mais votado por seus eleitores, à exceção do Maine e do Nebraska, onde os membros do Colégio se repartem por distritos.

Na eleição de 4 de novembro, Obama alcançou 365 eleitores contra 173 de McCain.

Os membros do Colégio Eleitoral reúnem-se hoje nas capitais de cada estado para emitir seus votos. Embora em teoria sejam livres para se pronunciarem a favor do candidato que prefiram, eles sempre respeitam o regulamento tácito de escolher o mais votado pelos eleitores.

O Congresso contará os votos no colégio eleitoral e ratificará o resultado em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara de Representantes (Deputados) em 8 de janeiro.

Obama, que será o primeiro chefe de Estado negro do país, tomará posse como o presidente nº 44 dos Estados Unidos em cerimônia no Capitólio, 12 dias depois. EFE mv/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG