Colaborador de Berlusconi admite contatos na América do Sul

Roma, 12 abr (EFE).- O senador Marcello DellUtri, colaborador de Silvio Berlusconi, admitiu contatos com um empresário estabelecido na Venezuela e investigado pela tentativa de comprar votos dos italianos que vivem na América do Sul para as eleições gerais de 13 e 14 deste mês, mas negou qualquer tipo de envolvimento no caso.

EFE |

Em declarações publicadas hoje pela imprensa italiana, Dell'Utri afirmou que não recebeu qualquer notificação de estar sendo investigado, e qualificou de "mentira" e "lixo" seu possível envolvimento na suposta tentativa de fraude eleitoral.

O senador admitiu que Aldo Micciche, empresário condenado na Itália por quebra fraudulenta, entrou em contato com ele para oferecer ajuda na campanha eleitoral na América Latina.

Segundo Dell'Utri, condenado em 2004 em primeira instância a nove anos de prisão por cumplicidade com a máfia siciliana, se limitou a colocar o empresário em contato com Barbara Contini, encarregada da campanha no exterior do partido Povo da Liberdade, a nova legenda de Berlusconi.

Dell'Utri, braço direito de Berlusconi em seus primeiros passos na política, explicou que não conhece Micciche pessoalmente, mas que tinha falado em várias ocasiões com ele, já que o empresário trabalha com petróleo na Venezuela e "alguns amigos russos estavam interessados no negócio".

O caso da possível compra de votos dos italianos na América Latina explodiu ontem, quando o diário "La Stampa" informou que a procuradoria de Reggio Calabria, no sul da Itália, estava investigando possíveis fraudes na América do Sul.

Segundo o periódico, o empresário siciliano, aproveitando seus contatos com uma poderosa família da máfia calabresa que conta com importantes ramificações na América Latina, queria comprar votos para o partido de Berlusconi.

Segundo a imprensa local, o custo da operação era de 200.000 euros (US$ 318.000) por cerca de 50.000 votos. EFE ccg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG