COI inclui boxe feminino na Olimpíada de 2012

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu incluir o boxe feminino entre os esportes olímpicos e a categoria irá disputar medalhas já na próxima Olimpíada, em Londres, em 2012. A decisão foi o reconhecimento de que o boxe feminino obteve progresso substancial em universalidade e qualidade técnica das atletas desde que a diretoria executiva analisou a disciplina pela última vez em 2005, informou o COI em sua página na internet depois que a decisão foi tomada nesta quarta-feira em Berlim.

BBC Brasil |

O boxe era o único esporte olímpico que não contava com uma categoria feminina.

Na próxima Olimpíada serão acrescentadas três categorias de peso para as mulheres que praticam o esporte. Como atual limite de número de boxeadores em jogos olímpicos (286) foi mantido pelo COI, uma das categorias masculinas está sendo retirada para dar espaço para as mulheres.

O boxe feminino quase foi incluído já na Olimpíada de 2008 em Pequim, mas o COI acabou não autorizando a mudança devido à percepção de que o esporte não atingia o padrão mínimo necessário para ser considerado olímpico.

Uma preocupação, na época, era que o boxe feminino não era praticado em um número suficiente de países.

Mas a participação feminina no esporte aumentou desde então - hoje, 120 federações internacionais contando com boxeadoras.

Golfe
A diretoria executiva do COI também recomendou que o golfe e uma modalidade do rugby, o rugby sevens, sejam incluídos entre os esportes da Olimpíada de 2016.

O rugby sevens é uma versão mais rápida do esporte, com sete jogadores em cada time. Já o golfe não era disputado em uma olimpíada há mais de cem anos.

A votação final sobre a inclusão dos dois esportes deve ocorrer na sessão do COI em Copenhague, Dinamarca, em outubro.

Para o presidente do COI, Jacques Rogge, golfe e rugby serão "grandes adições aos Jogos".

"Golfe e rugby pontuaram bem em todos os critérios. Eles têm apelo global, a diversidade geográfica de atletas de alto nível e a ética que destaca o 'fair play' (jogo limpo)", disse Rogge.

O COI também analisou a entrada de outros esportes nas categorias olímpicas, mas rejeitou karatê, squash e basebol.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG