Cocaleiros ocupam instalações de ONG americana na Bolívia

La Paz, 1 set (EFE).- Cocaleiros da região boliviana de Chapare, reduto sindical do presidente Evo Morales, ocuparam os escritórios da ONG ACDI/VOCA, financiada pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês), informou hoje uma fonte oficial.

EFE |

Os escritórios desta ONG americana foram tomados no domingo pelos produtores de coca da localidade de Villa Tunari, em Chapare (no departamento de Cochabamba), afirmou uma fonte do Governo à Agência Efe.

O jornal "La Razón" publicou hoje que os cocaleiros querem que as instalações e toda a mobília da organização americana passem para as mãos do município de Villa Tunari, por isso hoje realizaram um inventário dos equipamentos da ONG.

O dirigente sindical cocaleiro Julio Salazar justificou em declarações à imprensa o que chamou de "transferência legal" das instalações da organização, pois a ACDI/VOCA "já cumpriu com seus projetos" na região.

Uma fonte da embaixada dos EUA afirmou à Efe que estão à espera de mais informação antes de se pronunciar sobre o assunto.

No fim de junho, a Usaid confirmou a evacuação de seu pessoal na região de Chapare devido às ameaças de expulsão recebidas de parte de sindicatos de cocaleiros.

A ONG ACDI/VOCA trabalha na Bolívia desde 1972 em colaboração com a Usaid. Além do escritório de Villa Tunari, há outras duas sedes no país, em La Paz e Palos Blancos (no departamento de Beni). EFE lav/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG