Coalizão transfere controle de província xiita para Exército iraquiano

As forças da coalizão internacional transferiram nesta quarta-feira para o Exército do Iraque o controle da província xiita de Diwaniya, no centro do país, anunciou o vice-presidente do Parlamento iraquiano Khaled al-Attiya.

AFP |

"Recebemos a administração da segurança. Este dia representa uma nova página de uma série de êxitos que demonstram a capacidade e a força das forças iraquianas", declarou o xeque Al-Attiya durante a cerimônia.

Diwaniyah é a décima das 18 províncias do Iraque cujo controle foi transferido para o Exército nacional.

Em maio, o general David Petraeus, comandante das forças norte-americanas e aliadas no Iraque, afirmou que a transferência total não deve ser concluída antes do final do ano.

As forças iraquianas controlam agora dez províncias: Diwaniya, Missan, Muthanna, Bassora, Zi Qar, Najaf, Kerbala e as três províncias curdas de Dohuk, Suleimaniye e Erbil.

Diwaniyah foi cenário de fortes confrontos entre as duas poderosas milícias xiitas, o Exército do Mahdi do clérigo radical Moqtada al-Sadr e as forças do líder conservador Abdel Aziz Hakim, um dos principais aliados do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki.

Em novembro passado, as tropas iraquianas, norte-americanas e polonesas lançaram uma vasta ofensiva na cidade de Diwaniya, capital da província de mesmo nome, para restabelecer a ordem na cidade de um milhão de habitantes.

str-kat/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG