Coalizão mata seis supostos insurgentes em Cabul

Cabul - Pelo menos seis supostos talibãs morreram e outros três foram detidos em uma ofensiva lançada na província de Cabul pelas tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, assegurou hoje o comando militar americano.

EFE |

Segundo um comunicado, a operação aconteceu ontem no distrito de Surobi, cerca de 60 quilômetros da capital afegã, e tinha como alvo um insurgente relacionado com ataques com artefatos explosivos e tráfico de armas, e que supostamente se encarregava de facilitar o movimento de terroristas estrangeiros.

Durante a operação, um número indeterminado de insurgentes disparou com armas leves contra os militares, que responderam ao ataque e mataram seis deles.

As tropas encontraram no local um arsenal composto por rifles de assalto e outros equipamentos militares que foram destruídos.

Em um outro confronto ontem, dois supostos insurgentes morreram no distrito de Shindand, na província ocidental de Herat, indica outro comunicado.

As tropas desenvolviam uma operação contra o esconderijo de um suposto líder da insurgência quando foram atacadas por um grupo de homens armados.

Os militares pediram apoio de aviões de combate, que lançaram uma ofensiva aérea e mataram os insurgentes.

O comando americano acrescenta que as tropas investigam a possibilidade de a ofensiva ter deixado uma vítima "não combatente".

"Os fatos são confusos neste ponto. Nós encaramos com muita seriedade nossa responsabilidade de proteger o povo do Afeganistão", disse o coronel Gregory Julian, citado na nota.

    Leia tudo sobre: cabul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG