Coalizão dos EUA investigará morte de civis em bombardeio em Kapisa

Cabul, 21 jan (EFE).- O comando militar da coalizão que lidera os Estados Unidos no Afeganistão anunciou hoje que investigará a denúncia da morte de 25 civis em um bombardeio realizado por suas tropas nesta semana na província de Kapisa, ação na qual afirmou ontem que morreram 19 insurgentes.

EFE |

O porta-voz do comando americano, o coronel Greg Julian, informou em comunicado que suas forças se reuniram com líderes de Kapisa antes e depois do ataque, e que estes confirmam sua versão original sobre as vítimas.

Segundo Julian, o governador da província, Abu Bakr, agradeceu às tropas americanas que eliminaram o objetivo do ataque, o mulá Patang.

A fonte afirmou que durante sua ofensiva grupos de homens armados abriram fogo com armas leves contra os militares da coalizão, que responderam ao ataque e solicitaram apoio aéreo para um bombardeio "de precisão".

"Levamos muito a sério as informações de vítimas civis", disse o porta-voz, para acrescentar que a investigação aberta "avaliará toda a informação para determinar a verdade do ocorrido".

No comunicado de hoje, Julian disse que o ataque aconteceu ontem, mas nas primeiras informações o comando disse que havia sido registrado na última segunda. EFE lo/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG