Coalizão do primeiro-ministro continua liderando apuração no Iraque

Bagdá, 15 mar (EFE).- Após a apuração parcial dos votos nas províncias iraquianas, a coalizão do primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, segue em primeiro lugar, logo à frente do também xiita Iyad Allawi, ex-chefe de Governo.

EFE |

Com 60% das mesas eleitorais apuradas em Bagdá, a coalizão de Malik aparece em primeiro com 518.203 votos. Logo depois, vêm a Al Iraqiya, de Allawi, com 453.028 votos, e a Aliança Nacional Iraquiana com 323.975, do também ex-chefe de Governo Ibrahim al-Jaafari.

Além dos votos em Bagdá, a Comissão anunciou os resultados em 63% das mesas em Ninawa, 62% em Salah ad-Din, 84% em Basra, 72% em Zi Qar, 68% em Kirkuk, 78% em Al-Anbar e 62% em Diyala.

Os dados foram entregues pela Comissão Eleitoral Independente, que não indicou quantos votos foram computados até o momento.

As autoridades eleitorais anunciaram que esperam completar até amanhã a apuração de 85% de todas as mesas eleitorais do país. O resultado final deve ser anunciado até o fim do mês.

Cerca de 18,9 milhões de iraquianos, 62% das pessoas habilitadas a votar, participaram do pleito do último dia 7, que elegerá os 325 deputados do Parlamento.

O novo Parlamento iraquiano será encarregado de designar a próxima coalizão governante e o novo presidente. EFE ah-lg-ssa/pb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG