Coalizão de centro-direita Fidesz vence eleição na Hungria

BUDAPESTE - A coalizão de centro-direita Fidesz assegurou 206 dos 386 assentos no Parlamento nas eleições deste domingo na Hungria, destituindo os socialistas depois de oito anos, de acordo com os resultados preliminares.

Reuters |

O Comitê Eleitoral Nacional informou em seu site que os socialistas obtiveram 28 vagas, ficando à frente do partido de extrema direita Jobbik, que alcançou 26 assentos na primeira rodada.

Reuters
Primeiro ministro da Hungria, Gordon Bajnai, aguarda para votar



Os socialistas admitiram a derrota. "Se os resultados não mudarem materialmente, então uma coisa está clara: o partido húngaro socialistas perderam a oportunidade de governar", disse a presidente do partido, Ildiko Lendvai, em entrevista coletiva. Os resultados correspondem a 99,2% dos votos apurados.

Os liberais verdes do LMP conseguiram 25 assentos. Os 121 lugares restantes serão determinados na segunda rodada das eleições, em 25 de abril.

A coalizão Fidesz prometeu empregos e crescimento à população frustrada por cortes orçamentários.

A divulgação dos resultados da eleição atrasou. O Comitê Eleitoral Nacional disse que algumas estações de voto foram deixadas abertas até depois do horário previsto para o encerramento porque ainda havia eleitores fazendo fila para votar.

Leia mais sobre: Hungria

    Leia tudo sobre: hungria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG