Coalizão de Al-Maliki lidera resultados eleitorais no centro de Bagdá

Bagdá, 13 mar (EFE).- As coalizões políticas iraquianas Estado de Direito, liderada pelo atual primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, e Al Iraqiya, com o ex-premiê Iyad Allawi à frente, lideram os resultados parciais das eleições legislativas realizadas no último domingo em duas seções do centro de Bagdá.

EFE |

O canal de televisão estatal iraquiano disse que, de acordo com a Comissão Suprema Eleitoral Independente (CSEI), a aliança de Al-Maliki vai liderando em Al Rusafa, seguido pela Aliança Nacional Iraquiana (ANI).

A Al-Iraquiya vem em terceiro lá, mas lidera em Al Karj, onde está a chamada "zona verde", que inclui as sedes do governo e do Parlamento, assim como várias embaixadas, e está sob forte proteção.

Nesta seção o Estado de Direito aparece em segundo, enquanto a ANI está em terceiro.

No entanto, a televisão estatal não deu dados sobre quanto dos votos foram apurados, nem o número de eleitores de cada seção. Foi anunciada apenas a anulação de 10% de 30% da apuração feita até o momento em Al Karj.

A comissão eleitoral já divulgou os resultados parciais de seis províncias: Babel, Erbil, Najaf, Diyala, Salah el Din e Misan, que confirmam a luta entre as três legendas.

As eleições de 7 de março tiveram a participação de 62% dos 18,9 milhões de iraquianos que estavam convocados às urnas. Os eleitores elegeram um novo Parlamento, que será integrado por 325 deputados.

Entre as primeiras decisões que o Parlamento tomará está a de nomear um presidente, com dois terços dos votos dos deputados. O chefe de Estado se encarregará de dar o cargo de primeiro-ministro ao líder da coalizão ganhadora. EFE.

am/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG