Coalizão anuncia a morte de 15 insurgentes ao leste de Cabul

Quinze insurgentes morreram na sexta-feira em uma operação da coalizão, sob comando americano, ao leste de Cabul, informaram fontes militares, enquanto uma autoridade local afirmou que civis estão entre as vítimas.

AFP |

O alvo da operação era um líder talibã, responsável por atentados e ataques contra as forças internacionais, incluindo a emboscada que matou 10 soldados franceses em agosto de 2008, destaca a coalizão em um comunicado.

A ação militar aconteceu no distrito de Mehtar Lam, na província de Laghman, 60 km ao nordeste de Cabul, perto do vale de Sarubi.

"Quando as forças da coalizão se aproximavam da residência do líder talibã, vários grupos insurgentes armados abriram fogo com fuzis e lança-foguetes", afirma nota.

"As forças da coalizão responderam e mataram nove insurgentes. Quando a vida de civis inocentes estava fora de perigo, foi solicitado reforço aéreo, que matou mais quatro insurgentes", acrescenta o texto.

Outros dois morreram durante uma operação no edifício alvo da operação.

No entanto, um integrante do conselho da província de Laghman afirmou que os mortos eram civis.

"Morreram 22 pessoas durante os ataques aéreos e os combates em terra, todas elas civis", declarou à AFP Gulzar Sangarwal.

str-shk/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG