foi divulgado um vídeo na internet de seu resgate em meio a um incêndio florestal na Austrália há seis meses, morreu nesta quinta-feira após perder uma segunda batalha pela sobrevivência." / foi divulgado um vídeo na internet de seu resgate em meio a um incêndio florestal na Austrália há seis meses, morreu nesta quinta-feira após perder uma segunda batalha pela sobrevivência." /

Coala sobrevivente de incêndio na Austrália perde luta pela vida

SYDNEY - Sam, o coala que conquistou corações ao redor do mundo quando http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/02/11/koala+sedento+se+torna+o+astro+do+drama+dos+incendios+na+australia+3997914.html target=_topfoi divulgado um vídeo na internet de seu resgate em meio a um incêndio florestal na Austrália há seis meses, morreu nesta quinta-feira após perder uma segunda batalha pela sobrevivência.

Redação com agências internacionais |

O coala gravemente ferido, que foi filmado bebendo uma garrafa de água de um bombeiro voluntário , tornou-se um símbolo de esperança aos sobreviventes do pior incêndio florestal ocorrido na Austrália, que matou cerca de 173 pessoas e destruiu mais de duas mil moradias, deixando 7.500 pessoas sem casa.


Coala ficou famoso após beber água em garrafa de bombeiro voluntário / AP

Mas apenas alguns meses depois de seu resgate do incêndio no Estado de Vitória, Sam foi diagnosticado com um cisto relacionado à doença clamídia, que tem devastado a população de coalas na Austrália.

O coala, de 4 anos, passou por uma cirurgia nesta quinta-feira para remover os cistos, mas John Butler, da clínica veterinária de Morwell, descobriu que Sam tinha sérias alteração em sua urina e no aparelho reprodutor que não davam para ser operadas.

"Infelizmente Sam teve de ser sacrificado. É muito, muito triste", disse à Reuters Peita Elkhorne, do escritório de advocacia TressCox, em nome do Abrigo de Animais Selvagens do Sul.

"Foi tão grave que não havia possibilidade de controlar sua dor".

A doença clamídia afeta 50% da população de coalas da Austrália, apesar de não ser de conhecimento geral sobre como os coalas são infectados pela bactéria.

Assista ao vídeo do resgate de Sam:

Leia mais sobre coala Sam

    Leia tudo sobre: austráliacoala

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG