Clinton quer maior cooperação com China e prevê encontro entre Obama e Hu Jintao

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deseja se reunir com seu homólogo chinês, Hu Jintao, durante o encontro do G20 em Londres, em abril próximo, revelou neste sábado, em Pequim, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, ao defender uma maior cooperação bilateral.

AFP |

"O presidente Obama quer encontrar o presidente Hu durante a cúpula do G20 em Londres", disse Clinton no início de sua reunião com o chanceler chinês, Yang Jiechi.

Clinton também qualificou de "imperativa" a cooperação entre Estados Unidos e China em um leque de questões, incluindo economia e mudança climática.

"Pensamos em estabelecer bases sólidas, mas ainda há muito trabalho a fazer (...) e é imperativo que Estados Unidos e China cooperem em numerosas áreas, da economia à mudança climática", disse a secretária de Estado.

Neste contexto, Clinton defendeu o reforço e a ampliação das relações entre Estados Unidos e China.

"Agora que se inicia a nova administração do presidente Obama, precisamos reforçar e ampliar nossa relação", disse Clinton a Yang Jiechi.

O chanceler chinês destacou que os dois países "enfrentarão uma série de desafios importantes e urgentes neste século XXI".

Clinton, que chegou na noite desta sexta-feira a Pequim, deve tratar ainda da sensível questão dos direitos humanos na China.

Pequim é a quarta e última etapa da viagem de Hillary Clinton à Ásia, após Coreia do Sul, Indonésia e Japão, na primeira missão no exterior da secretária de Estado da administração de Barack Obama.

lc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG