preocupante resistência à desnuclearização - Mundo - iG" /

Clinton: Pyongyang mostra uma preocupante resistência à desnuclearização

A Coreia do Norte mostrou uma preocupante resistência a abandonar seus programas nucleares quando sua delegação se apresentou no fórum regional da Asean (Associação das Nações do Sudenste Asiático), declarou nesta quinta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

AFP |

"Infelizmente a delegação norte-coreana só ofereceu uma insistente recusa à reconhecer que a Coreia do Norte havia seguindo o caminho equivocado", destacou aos jornalistas na ilha tailandesa de Phuket.

"Em sua apresentação de hoje não manifestaram nenhuma vontade de seguir o caminho da desnuclearização e isto foi preocupante, não somente para os Estados Unidos, mas para a região e a comunidade internacional", acrescentou.

A Coreia do Norte atacou Clinton pouco antes de a secretária de Estado fazer estas declarações, dizendo que as conversas multilaterais para acabar com seu programa nuclear ficariam em ponto morto até que Washington abandonasse sua política "hostil". Além disso, criticou a falta de inteligência de Clinton, considerando-a ao mesmo tempo uma "senhora divertida".

O fórum regional sobre a segurança na Ásia reúne dez países da Asean: Tailândia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Brunei, Vietnã, Laos, Birmânia e Camboja, e 17 países ou blocos como EUA, China, Rússia, Japão e União Europeia.

lc-rob-dk/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG