A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, chegou na madrugada deste sábado a Ancara com o objetivo de restabelecer relações estratégicas bilaterais entre Estados Unidos e Turquia.

"A administração de Obama tem a oportunidade para reconstruir nossa relação sobre as melhores bases, após os graves problemas acumulados durante o governo (de George W.) Bush", disse na sexta-feira um alto funcionário americano, que pediu para não ser identificado.

A Turquia, que foi contrária à guerra no Iraque, fechou seu espaço aéreo aos aviões americanos durante a ofensiva de 2003.

Posteriormente, Ancara reprovou o presidente George W. Bush por não impedir que rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) atacassem a Turquia do território iraquiano.

Durante sua visita à Turquia, Clinton analisará a situação no Iraque e a mediação turca para obter a paz entre Israel e Síria.

Clinton será recebida pelo presidente turco, Abdullah Gül, pelo premier Recep Tayyip Erdogan e pelo chanceler Ali Babacan.

sl/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.