Clima: 27 países convidados a uma reunião noturna

Com a participação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vinte e sete países representativos de regiões ou grupos iniciaram agora à noite uma reunião de trabalho para preparar um projeto de declaração sobre a mudança climática.

AFP |

Segudo a lista de participantes, estão representados entre os países industrializados: os Estados Unidos (Hillary Clinton), o Japão, a Austrália, a Rússia e a Noruega, e pela União Europeia - a Dinamarca, a Alemanha (Angela Merkel), a Grã-Bretanha (Gordon Brown), a França (Nicolas Sarkzozy), a Suécia (Fredrik Reinfeldt), a Espanha e a Comissão Europeia (José Manuel Barroso).

Entre os grandes países emergentes, participam China, Índia, México, África do Sul, Brasil (presidente Lula) e Coréia do Sul.

Também está presente a Arábia Saudita, membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP). E ainda, o Sudão, representado pelo G-77 (coalizão de países em desenvolvimento); Granada e Maldivas, pelos pequenos Estados Insulares (AOSIS); Argélia e Etiópia pela África; seguidos de Indonésia e Colômbia (que posseum, junto com o Brasil, grandes florestas) mais Bengladesh, particularmente vulnerável à mudança climática.

npk-ach/se

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG