Cirurgiões de Miami retiram tumor de sete quilos de adolescente vietnamita

Miami, 30 abr (EFE).- Cirurgiões de Miami (Estados Unidos) removeram de uma adolescente vietnamita um tumor do tipo Schwannoma, com sete quilos, considerado um dos maiores já vistos, após uma operação que durou 14 horas.

EFE |

Lai Thi Dao, de 15 anos, foi operada na terça-feira no Holtz's Children Hospital, da Universidade de Miami Jackson Memorial Medical Center, informaram hoje os médicos Jesus Gómez e Robert Marx.

"Estamos felizes de informar que a cirurgia de ontem para remover o tumor extremamente grande do rosto de Lai foi um sucesso, já que pudemos retirá-lo por completo", destacou um comunicado dos cirurgiões.

Sem a cirurgia, o rápido crescimento do tumor em comparação com o do resto de seus órgãos teria causado "um fechamento crítico da garganta de Lai atingindo suas vias respiratórias superiores", explica a nota.

Lai se recupera na unidade pediátrica de terapia intensiva e se encontra em estado grave.

Segundo Gómez, os tumores Schwannoma são pouco comuns. "No entanto, o tamanho do tumor de Lai é extremamente raro e possivelmente seja o maior já visto", acrescentou o especialista.

Os tumores Schwannoma, chamados também de neurilemoma, são normalmente benignos e têm poucas probabilidades de reincidir após serem removidos, segundo fontes médicas.

Ainda de acordo com os especialistas, esse tipo de tumor pode se formar em qualquer nervo do organismo, embora apareçam mais comumente na cabeça e no pescoço.

No caso de Lai, o tumor estava crescendo desde que ela tinha aproximadamente três anos de idade.

Devido a sua condição, a adolescente nunca foi à escola e tinha dificuldades para comer, beber, dormir e caminhar. EFE sob/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG