Cirurgião espanhol realiza reimplante de perna

Valência (Espanha), 16 nov (EFE).- O cirurgião espanhol Pedro Cavadas, autor do primeiro transplante de antebraços e mãos, conseguiu reimplantar com sucesso em um jovem de 20 anos a perna direita, que lhe foi amputada em um acidente de trabalho.

EFE |

Em junho, o nome de Pedro Cavadas deu a volta ao mundo após o sucesso do transplante de mãos na colombiana Alba Lucía Cardona, quem há três décadas perdeu suas mãos e antebraços em um acidente com pólvora.

José de la Cruz, que sofreu no dia 4 de outubro a amputação da perna direita em um acidente de trabalho, é o paciente que teve agora sua perna direita reimplantada.

O cirurgião explicou à Agência Efe que os membros inferiores não costumam ser reimplantados, pois "se diz que o resultado é pior que uma prótese".

A operação teve a singularidade de que ao invés de reimplantar a perna em seu lugar, diante do risco de complicações o cirurgião decidiu pelo reimplante da extremidade amputada na virilha da perna esquerda até que o coto da perna direita estivesse limpo.

Pedro Cavadas explicou que o paciente, que ainda permanece hospitalizado em estado "estável", sofreu um encurtamento do osso da perna de aproximadamente 12 centímetros, que em cerca de um mês será corrigido por meio do alargamento da tíbia.

O cirurgião afirmou que espera que o resultado a ser alcançado neste paciente seja "sem dúvida melhor que com uma prótese". EFE ct/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG