(embargada até as 2h desta terça-feira, horário de Brasília) Washington, 3 mar (EFE).- A cirurgia contra a obesidade pode eliminar completamente as manifestações de diabetes tipo 2, segundo um estudo divulgado hoje pela revista The American Journal of Medicine.

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença, caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, e uma de suas causas principais é o excesso de peso.

Cientistas da Universidade de Minnesota analisaram 621 estudos realizados entre 1990 e 2006 com mais de 135.200 pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica e descobriram que 78,1% eliminaram completamente o problema.

A cirurgia bariátrica é um tratamento ao qual se submetem pessoas com obesidade mórbida ou que não conseguiram perder peso através de outros meios.

Henry Buchwald, do Departamento de Cirurgia da Universidade de Minnesota, explica que a revisão e a análise "demonstraram que a cirurgia bariátrica tem um poderoso efeito em pessoas com obesidade mórbida e diabetes tipo 2".

O médico acrescentou que em 82% dos pacientes as manifestações da diabetes foram eliminadas nos primeiros dois anos transcorridos após a operação.

No estudo, Buchwald pediu para realizar "de forma urgente" testes clínicos aleatórios para comparar os resultados dos tratamentos e as operações bariátricas.

"Se forem considerados os benefícios potenciais para milhões de pessoas, os exames deveriam avaliar os custos e vantagens da operação em pessoas menos obesas, assim como nas que sofrem de obesidade mórbida", afirmou. EFE ojl/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.