Ciram confirma que Santa Catarina foi atingido por 3 tornados

Rio de Janeiro, 9 set (EFE).- O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) confirmou hoje que três tornados chegaram a se formar na zona oeste do estado de Santa Catarina, que, na terça-feira, foi atingido por um forte temporal que deixou quatro mortos e 138 feridos.

EFE |

"A análise de fotos e imagens de satélite feita pelos meteorologistas de Santa Catarina não diminuem dúvidas de que, durante a tempestade, aconteceu a formação de um tornado" no município de Guaraciaba, afirmou hoje o Ciram, em comunicado.

"Também foram confirmados tornados nos municípios de Santa Cecília e Salto Veloso", segundo uma nota divulgada posteriormente.

O Ciram mencionou que muitas árvores foram arrancadas, "algumas com raízes", algumas casas ficaram totalmente destruídas.

"O fenômeno deixou um rastro de destruição", de acordo com a nota.

Segundo o último boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, além das quatro mortes e dos 138 feridos, o vendaval, que afetou 45 municípios de Santa Catarina com ventos superiores a 100 km/h, obrigou 7 mil pessoas a deixarem suas casas e causou danos totais ou parciais em 10.102 residências.

Até agora, as autoridades brasileiras se referiam ao fenômeno como uma forte tempestade ou um vendaval e, pela primeira vez, uma fonte oficial o qualificou como um tornado.

As autoridades acreditam que o fenômeno no Brasil esteja relacionado com o ocorrido simultaneamente na província argentina de Misiones, que causou pelo menos dez mortes e deixou 61 feridos.

As autoridades de Santa Catarina permanecem em estado de alerta diante da previsão de que os temporais continuem hoje, inclusive com chuvas de granizo, além da possibilidade de deslizamentos de terras em algumas cidades montanhosas.

Além de Guaraciaba, outras nove cidades de Santa Catarina declararam estado de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeao, Vargem Bonita, Dionisio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupá e Schroeder. EFE cm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG