Cinzas de vulcão voltam a fechar aeroportos

Nuvem vulcânica fecha aeroporto de Barcelona e cancela mais de 600 voos na Espanha

iG São Paulo |

Aeroportos estão fechados ou serão fechados no norte da Espanha e Portugal e possivelmente em partes do sul da França neste sábado por causa da nuvem de cinzas de um vulcão na Islândia que está sendo soprada para o sul.

A expectativa da autoridade espanhola de aeroportos AENA é que a maioria dos aeroportos possa voltar a operar a partir das 02h00 do domingo (21h do sábado, em Brasília), se as condições meteorológicas permitirem. Até o início o fim da manhã deste sábado, 673 voos já haviam sido cancelados no país.

AP
Vulcão na Islândia volta intensifica atividade na última semana

O aeroporto de Madri, o maior do país, permaneceu aberto, ao contrário dos das cidades de Barcelona, Girona, Sabadell, Bilbao, San Sebastian, Vitoria, Zaragoza, Huesca, Pamplona, Logrono, Santiago, La Coruña, Vigo, Asturias, Santander, Leon, Valladolid, Burgos e Salamanca.

Grã-Bretanha

Alguns aeroportos do Reino Unido e Irlanda podem sofrer novas alterações entre este sábado e o final da próxima semana em consequência da nuvem de cinzas do vulcão islandês, segundo o Escritório Meteorológico Britânico.

Os ventos do norte que sopram no Reino Unido podem aproximar a coluna de cinza da Irlanda e do oeste da Escócia no domingo ou durante a semana, explicou um porta-voz do escritório à agência de notícias britânica Press Association (PA).

Portugal e França

A agência europeia de tráfego aéreo Eurocontrol informou que aeroportos no norte de Portugal e em partes do sul da França também serão fechados.

"Erupções de cinzas estão ocorrendo e a área de contaminação potencial de cinzas está se expandindo em particular até uma altura de 20.000 pés", afirmou a Eurocontrol.

Entretanto, a autoridade de aviação francesa afirmou que aeroportos no sul da França continuarão abertos. "Logicamente, seremos poupados até segunda-feira, segundo a atual previsão do tempo", afirmou um porta-voz.

Atrasos nos voos transatlânticos

O fechamento dos aeroportos neste sábado provoca "atrasos substanciais" nos voos entre América e a Europa, indicou a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

Os atrasos se devem principalmente às rotas alternativas que os aviões devem fazer para evitar as áreas afetadas pela nuvem no Atlântico.

Caos aéreo em abril

No mês passado, o espaço aéreo da Europa ficou fechado em grande parte durante uma semana após a erupção do vulcão islandês Eyjafjöll, em 14 de abril, o que afetou a vida de muitos passageiros.

Mais de 100.000 voos foram anulados, o que prejudicou oito milhões de passageiros. O setor aéreo calculou as perdas em 2,5 bilhões de euros.

* Com informações da Reuters e BBC

(Atualizada às 16h30)

    Leia tudo sobre: AeroportosEuropavulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG