Cinzas de um vulcão islandês obrigam o cancelamento de 15% dos voos na Europa

Bruxelas, 15 abr (EFE).- Cerca de 15 % dos voos na Europa foram cancelados hoje por causa da nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão subterrâneo sob a geleira Eyjafjälla, no sul da Islândia, informou hoje a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

EFE |

O tráfego aéreo já foi suspenso no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, enquanto os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica serão fechados esta tarde, confirmou a Eurocontrol.

Na Bélgica, a partir das 9h30 (Brasília) boa parte dos voos com destino ao norte permaneceram em terra enquanto o aeroporto de Zaventem em Bruxelas segue aberto para o tráfego aéreo em direção ao sul, precisou à imprensa belga o secretário de Estado de Mobilidade, Etienne Schouppe.

O aeroporto de Zaventem indica em seu site que a medida durará pelo menos até às 17h (Brasília).

A Organização Internacional de Aviação Civil recomenda que não sejam prestados serviços de controle de tráfego aéreo a aeronaves em espaços aéreos afetados por cinza vulcânica.

Desse modo, diferentes provedores de serviços de navegação aérea enviaram notificações às companhias aéreas nas quais solicitaram a suspensão temporária do tráfego.

Essas restrições são controladas pela Unidade Central de Gestão do tráfego da Eurocontrol. EFE mrn/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG