Islantilla (Espanha), 7 ago (EFE).- O cineasta brasileiro Sergio Oksman estreou hoje, na cidade espanhola de Islantilla, no sudoeste do país, um documentário sobre a relação entre o escritor americano Ernest Hemingway e a cidade de Pamplona, no norte da Espanha, mundialmente conhecida pela festa de São Firmino.

O escritor universalizou Pamplona e a festa espanhola mais famosa internacionalmente em seu romance "E Agora Brilha o Sol" (1932).

O documentário "Notes On The Other" é o fruto da pesquisa feita a partir da fotografia tirada por Hemingway em sua primeira visita a Pamplona, em 1927, quando captou a imagem de um rapaz na Rua Estafeta, a mais importante do festival, se protegendo dos touros durante a corrida.

O neto desse rapaz é um dos protagonistas do documentário, que faz referência a datas concretas da vida do escritor, como quando foi enterrado, no dia 7 de julho - dia de São Firmino- de 1961, cinco dias após sua morte em Ketchum, no estado americano de Idaho.

"Notes On The Other" é a última produção do brasileiro Sergio Oksman, que estudou jornalismo e cinema em Nova York e dirigiu filmes como "Adeus, América", escolhido pelo ator americano Al Lewis, mais conhecido como o "avô Munster", para se despedir das câmeras. EFE fcs/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.