Cinco potências assumem compromisso contra proliferação nuclear

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, todos dotados de arsenais atômicos, reafirmaram nesta sexta-feira seu compromisso com o desarmamento nuclear e com o Tratado de Não Proliferação (TNP).

AFP |

"Nossas delegações reiteraram seu compromisso duradouro e inequívoco com o trabalho pelo desarmamento nuclear, exigido a todos os Estados firmantes do TNP", assinalaram as cinco potências (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia).

O documento foi divulgado na sede da ONU, em Nova York, ao final de uma sessão preparatória para a conferência mundial sobre o TNP, prevista para maio de 2010.

Os "cinco" festejaram "a decisão de Estados Unidos e Rússia de negociar um acordo para substituir o tratado 'Start' sobre a redução dos arsenais estratégicos, e pela ênfase adotada recentemente para aplicar o acordo que proíbe os testes nucleares (CNTBT)", destaca o texto.

Aberto à assinatura em 1º de julho de 1968 e em vigor desde 5 de março de 1970, o tratado TNP foi ratificado por 189 países.

hc/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG