Cinco pessoas morrem em atentados no nordeste da Índia

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesta quinta-feira em uma série de explosões em Guwahati, no estado de Assam (nordeste da Índia), anunciou a polícia, acusando um movimento guerrilheiro regional.

AFP |

"Pelo menos cinco pessoas estão mortas, e outras 50 foram feridas, segundo as primeiras informações disponíveis", declarou um alto representante da polícia.

Duas das explosões ocorreram em mercados cheios, e uma terceira foi registrada à beira de uma estrada de Guwahati, a maior cidade do estado de Assam, segundo a polícia. De acordo com testemunhas, muitos feridos sofreram queimaduras graves.

De acordo com a polícia, as bombas dos atentados contra os mercados haviam sido colocadas em bicicletas, e a terceira estava dentro de uma lixeira.


Após explosões, mercado em Guwahati pega fogo / AP

O chefe da polícia de Guwahati, G.P. Singh, disse que as explosões foram provocadas por bombas caseiras, e culpou a guerrilha da Frente Unida de Libertação de Assam (ULFA, sigla em inglês), ativa desde 1979 e que reivindica a independência do estado de Assam.

"Ninguém assumiu a autoria das explosões, mas suspeitamos a ULFA", afirmou Singh. A ULFA é considerada uma organização terrorista por Nova Delhi.

"As explosões foram muito provavelmente provocadas por militantes da ULFA", declarou, por sua vez, G.M. Srivastava, chefe da polícia do estado de Assam, destacando que quatro mulheres estão entre os feridos.

Palco de atentados

As explosões aconteceram num momento em que o ministro do Interior, Palaniappan Chidambaram, se encontrava em Guwahati para controlar a segurança nesta zona, palco de vários atentados no passado. "Uma das bombas explodiu perto da estrada por onde devia passar o ministro", ressaltou um oficial de polícia.

De acordo com fontes oficiais, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, deve ir para Guwahati na sexta-feira antes de seguir para a cidade vizinha de Shillong para participar de uma conferência científica neste fim de semana.

Nos 20 últimos anos, mais de 10.000 pessoas morreram em enfrentamentos ou atentados no estado de Assam, também conhecido por seu chá e suas reservas de petróleo.

Leia mais sobre atentado

    Leia tudo sobre: atentado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG