Cinco brasileiros estão entre vítimas de engavetamento na Flórida

Grupo voltava para Atlanta após congresso religioso em Orlando quando sofreu acidente que deixou dez mortos em Gainesville

iG São Paulo |

Cinco brasileiros estão entre as dez vítimas de um engavetamento que aconteceu no domingo em uma estrada da Flórida, nos Estados Unidos, disseram nesta segunda-feira membros de uma igreja brasileira. O acidente com pelo menos 18 veículos deixou destroços por cerca de dois quilômetros da Interstate 75, perto de Gainesville, norte do Estado.

Os brasileiros voltavam para Atlanta após participar em Orlando de um congresso religioso do qual o brasileiro Fábio Bertoni, pastor da Living Water Christian Family Church, filial americana da Igreja Apostólica e Profética Águas, era um dos organizadores.

Leia também: Acidente com pelo menos 18 veículos deixa dez mortos nos EUA

AP
Destroços de veículos que colidiram são vistos no trecho de Gainesville da Intertate-75, estada da Flórida (29/01)

Celso Bertoni, irmão de Fábio que integra a mesma igreja no Brasil, confirmou as informações de que o acidente matou o pastor José do Carmo Júnior, da Igreja Internacional da Restauração, sua mulher Adriana Souza do Carmo, pastora da mesma igreja, e uma das filhas do casal, Lecticia. As duas outras vítimas seriam o irmão do pastor, também chamado José, e sua mulher, Rose.

Posteriormente, o Itamaraty confirmou a morte de ao menos dois brasileiros, afirmando ainda esperar a identificação dos outros três corpos encontrados no mesmo carro. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, há três brasileiros feridos. Segundo Celso Bertoni, Lidiane, outra filha do casal de pastores, e a brasileira Juliana Lima estão internadas.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o Consulado em Miami está fornecendo dados biométricos das vítimas para ajudar na identificação. Os dados foram registrados pelo serviço consular durante renovação dos passaportes dos cidadãos brasileiros.

Veja o vídeo sobre o acidente:

A falta de visibilidade teria causado a colisão de pelo menos 12 veículos utilitários e seis carretas nos dois sentidos da Interstate 75. Antes do acidente, as autoridades locais tinham fechado a rodovia por causa de um nevoeiro, mas ela foi reaberta quando as condições foram consideradas melhores.

Autoridades acreditam que um incêndio florestal próximo à estrada prejudicou ainda mais a visibilidade. Após a colidão, alguns dos veículos pegaram fogo e pelo menos 18 feridos foram levados ao hospital.

"Meu automóvel foi atingido duas vezes. Não se via nada mais do que fumaça e chamas, mas se ouviam as batidas de um veículo contra outro. Também se ouviam explosões", assegurou o motorista de um dos veículos ao jornal "The Gainesville Sun".

O trânsito das seis pistas da I-75 - que percorre a Flórida do norte a sul - teve que ser interrompido durante boa parte do domingo, assim como a estrada US 441, onde, segundo o jornal, também aconteceram vários acidentes por causa da fumaça do incêndio e do nevoeiro.

Veja o local do acidente no mapa:

Arte/ iG
Acidente aconteceu na Interstate 75, perto de Gainesville, na Flórida

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: acidenteeuaflóridabrasileiros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG