Cinco acusados pelo 11/9 comparecem ante juiz militar

Os cinco acusados de terem organizado os atentados de 11 de setembro de 2001 iniciaram nesta segunda-feira seu comparecimento ante um juiz militar na base de Guantánamo (Cuba).

AFP |

Khaled Sheikh Mohammed, considerado o cérebro dos atentados, Ali Abd al-Aziz Ali, Wallid bin Attash, Mustapha al-Hawsawi e Ramzi ben al-Shaiba se apresentaram na sala de audiências de alta segurança.

O juiz militar Stephen Henley interrogou os cinco sucessivamente sobre sua vontade, expressada várias vezes, de se defender sem ajuda de advogados civis ou militares.

Durante uma audiência em dezembro, Khaled Sheikh Mohammed, Ali Abd al-Aziz Ali e Wallid bin Attash se declararam culpados antes de se retratar porque Ramzi ben al-Shaiba e Mustapha al-Hawsawi não havia sido autorizados a fazer a mesma coisa devido a seu estado de saúde mental.

Por razões técnicas, o juiz militar Stephen Henley deve interrogar os cinco homens, mas, antes, disso, vai ouvir os armentos das partes ante a possibilidade de que sejam declarados culpados. Todos eles são passíveis de pena de morte.


    Leia tudo sobre: terrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG