Cientistas testam com sucesso em ratos vacina contra câncer de mama

Redação Central, 15 set (EFE) - Um grupo de pesquisadores da Wayne State University testou com sucesso uma vacina contra um tipo de câncer de mama em ratos, segundo um estudo publicado hoje na revista americana Cancer Research. São os tumores de mama causados por um excesso da chamada proteína HER2, encontrada em baixas concentrações nas células normais da mama e cuja função é promover o crescimento. Este tipo de tumores é especialmente agressivo e afeta de 20% a 30% das pacientes com câncer de mama. Os medicamentos existentes hoje em dia combatê-lo, como o trastuzumab (Herceptin) ou o lapatinib, geram, no entanto, resistência em uma proporção significativa de pacientes.

EFE |

Através da aplicação de impulsos elétricos, os pesquisadores introduziram o gene que produz a proteína HER2 nos músculos das patas dos ratos, junto com um estimulante do sistema imunológico.

Uma vez ali, a quantidade de proteína HER2 disparava, gerando a reação do sistema imunológico do animal para combater o sinal de câncer. Em condições normais, ou seja, quando em baixas quantidades, esta proteína passa, por outro lado, despercebida para o sistema imunológico.

Por outro lado, para aumentar a reação natural do animal contra o câncer, os pesquisadores usaram um agente supressor da atividade das células T reguladoras, que impedem que o sistema imune responda em excesso. À revelia desta, a resposta obtida foi muito mais forte.

Quando os cientistas implantaram este tipo de tumores nos ratos tratados com a vacina, os animais foram capazes de eliminá-los totalmente e sem apresentar qualquer efeito adverso. A vacina funcionou também quando os tumores inseridos eram resistentes aos remédios usados atualmente.

Segundo a doutora Wei-Zen Wei, diretora da pesquisa, a vacina poderia eliminar inclusive a necessidade de usar estar tratamentos.

A equipe de pesquisa da doutora Wei é a primeira a desenvolver vacinas de DNA contra os tumores positivos para HER2. EFE amc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG