Tamanho do texto

HONG KONG (Reuters) - Cientistas de Cingapura podem ter descoberto uma maneira de reduzir carboidratos da soja que causam flatulência. Há dois açúcares na soja -- rafinose e estaquiose -- que produzem gases intestinais, por não serem digeríveis.

Sendo assim, muitos consumidores preferem laticínios a produtos à base de soja, apesar de seus benefícios à saúde.

Em um artigo publicado no Periódico de Química Agrícola e Alimentar, os pesquisadores disseram ter encontrado uma maneira de contornar isso, ao misturar os grãos de soja com o fungo R. oligosporus, que contém enzimas que parecem degradar os dois açúcares.

No experimento, os pesquisadores injetaram uma solução com o fungo diluído em grãos de soja preta, antes de deixá-los germinar.

Depois de três dias, eles viram que os níveis de estaquiose e rafinose nos grãos de soja que germinaram caíram 92 e 80 por cento, respectivamente.

Além disso, eles verificaram altos níveis de isoflavonas, substâncias úteis na prevenção do câncer, segundo acreditam alguns nutricionistas.

(Por Tan Ee Lyn)