Cientistas recomendam tirar obstruções nasais para reduzir roncos

Washington, 21 abr (EFE) - A intervenção cirúrgica para tirar obstruções nasais elimina as dificuldades do sono e melhora consideravelmente a vida dos pacientes, revelou um estudo publicado hoje pela revista Archives of Otolaryngology.

EFE |

As obstruções nasais provocam o que se conhece como "apnéia obstrutiva do sono", que se caracteriza por uma congestão das vias nasais que causa o ronco, cansaço durante o dia e, em geral, uma redução na qualidade de vida.

Hsueh-Yu Li, do Hospital Chang Gung de Taipé e um grupo cientista examinaram 51 homens e uma mulher de uma idade média de 39 anos que tinham tido o problema e se submetido a uma cirurgia.

Os pacientes responderam a um questionário no qual ficou estabelecido que os sintomas de obstrução nasal tinham melhorado de maneira considerável e que o mesmo tinha ocorrido com o ronco e a apatia durante o dia.

Também se notou uma melhora geral da saúde, indicaram os cientistas.

Os graus de melhora na qualidade de vida em comparação com a situação genérica anterior à operação foram de 30,4% no que se refere a problemas emocionais, 20,7% de caráter físico, e 18,9% em vitalidade.

"Estes resultados sugerem que quando foi eliminada a obstrução nasal em pacientes de 'apnéia obstrutiva do sono', sua saúde melhorou em termos gerais e seus efeitos foram especialmente notáveis na redução de limitações impostas por problemas físicos ou emocionais", assinalaram os cientistas em seu estudo.

Com estes resultados, "podemos respaldar a intervenção cirúrgica para o tratamento da obstrução nasal", acrescentaram. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG