Cientistas identificam sinais cerebrais que estimulam puberdade

(Embargada até 18h de Brasília) Londres, 11 dez (EFE).- Pesquisadores do Reino Unido e da Turquia identificaram pela primeira vez os sinais fisiológicos que o cérebro emite antes de estimular a secreção de hormônios que levam à puberdade, segundo a revista Nature Genetics publica hoje na internet.

EFE |

Estudos anteriores tinham identificado esses hormônios, mas até agora não tinham descoberto os sinais cerebrais que iniciam as pulsações de liberação dos hormônios.

A secreção de hormônios é essencial para a iniciação da puberdade e conduz o corpo para sua maturidade sexual.

Segundo os especialistas, a descoberta desse sistema de sinalização poderia aplicar-se ao desenvolvimento de drogas para regular a fertilidade humana e para o tratamento de doenças vinculadas aos esteróides sexuais, como os cânceres de mama e próstata.

Os pesquisadores - Stephen O'Rahilly, da universidade britânica de Cambridge, e A. Kemal Topaloglu, da turca Cukurova -, analisaram quatro famílias turcas nas quais algumas das crianças tinham crescido sem passar pela puberdade.

Isso lhes permitiu identificar as variantes genéticas específicas que previnem tanto o envio quanto a recepção dos sinais de iniciação que estimulam as mensagens de amadurecimento do cérebro aos ovários e aos testículos.

As variantes genéticas encontradas nessas famílias são os primeiros exemplos de um transtorno hereditário que afeta um grupo muito comum de moléculas sinalizadoras, afirmam os especialistas.

EFE jm/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG