Cientistas identificam genes responsáveis por câncer infantil

Uma equipe internacional de pesquisadores identificou os genes cujas variações são responsáveis pelo neuroblastoma, o câncer infantil mais freqüente, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

Os cientistas descobriram que a presença de variações do DNA na região do cromossomo 6 aumenta o risco de que a criança desenvolva uma forma agressiva de neuroblastoma, um câncer maligno que ataca o sistema nervoso simpático cujo tumor se desenvolve no peito ou no abdome.

"Tínhamos poucos indícios das causas genéticas do neuroblastoma", afirma o oncologista John Maris, do Hospital Infantil da Filadélfia (Pensilvânia, leste), principal autor da pesquisa publicada na edição online do New England Journal of Medicine.

Em cerca da metade dos casos de neuroblastoma, o diagnóstico só é feito quando o tumor já está disseminado.

"Apesar de ainda faltar muito chão para caminhar, compreender a origem deste câncer oferece uma base para o desenvolvimento de novos tratamentos", explicou Maris.

js/ap