Cientistas dizem que nível do mar subirá cerca de 1 metro este século

Berlim, 9 out (EFE).- O nível do mar crescerá mais que o esperado e subirá cerca de um metro neste século como conseqüência do aquecimento global e da mudança climática, afirmaram hoje em Berlim cientistas alemães.

EFE |

O diretor do Instituto de Pesquisa do Clima de Potsdam, Hans Joachim Schellnhuber, e o meteorologista Jochem Marotzke apresentaram em entrevista coletiva um novo estudo que revisa o último relatório mundial do clima, publicado no ano passado.

Segundo explicação dada neste relatório se prevê que o nível do mar subiria entre 18 e 59 centímetros até o final do século, apesar de se advertir que estas informações serão superadas amplamente.

"Calculamos que este século o nível do mar subirá cerca de um metro", declarou Schellnhuber.

Além disso, afirmou que nos últimos anos o nível de degelo nos pólos duplicou e, em alguns casos, inclusive triplicou.

Neste sentido, os cientistas disseram que 20% do degelo da placa gelada da Groenlândia se pode atribuir diretamente às emissões de dióxido de carbono das usinas térmicas chinesas.

Na opinião deles será impossível limitar o aquecimento global da terra em dois graus centígrados de média, como se espera agora, caso não sejam realizados "grandes esforços". EFE ira/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG