Cientistas desenvolvem tecnologia tridimensional de invisibilidade

WASHINGTON - Os cientistas dizem estar a um passo de desenvolver materiais que poderiam tornar pessoas e objetos invisíveis. Esses pesquisadores demonstraram pela primeira vez que são capazes ocultar objetos tridimensionais usando materiais criados artificialmente para redirecionar a luz em torno destes objetos. Anteriormente, eles conseguiam ocultar apenas objetos bidimensionais muito finos.

AP |

A descoberta, feita por cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, coordenados por Xiang Zhang, será publicada no final desta semana nos jornais científicos Nature e Science.

O novo trabalho coloca os cientistas a um passo de ocultar pessoas e objetos da luz visível, o que pode ter amplas funções, até mesmo militares.

As pessoas podem ver os objetos porque eles refletem a luz que chega até eles de volta aos olhos do observador. A capa de invisibilidade usa materiais conhecidos como metamateriais que impedem o alcance de ondas de luz, radar ou som em torno de um objeto.

Os metamateriais são uma mistura de metais e placas como cerâmica, teflon e fibra de vidro. Eles são criados para dobrar a luz visível de maneira que os materiais comuns não conseguem. Os cientistas tentam fazer com que a luz dobre em torno dos objetos para que não mostre seu reflexo ou sombras dele.

A pesquisa foi patrocinada em parte pela Agência de Pequisa do Exército dos EUA e pela Fundação Nacional de Ciência e Centro de Engenharia em Nanoescala.

Leia mais sobre ciência


    Leia tudo sobre: ciência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG