Cientistas desenvolvem novo sistema de detecção de deslocamentos de terra

Madri, 19 out (EFE).- Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um sistema capaz de medir por controle remoto e quase em tempo real os deslocamentos de terra, o que ajudará a melhorar a detecção e a prevenção de deslizamentos, avalanches e movimentos de geleiras.

EFE |

O projeto Galahad, do qual participaram pesquisadores de Itália, Áustria, Suíça e Espanha, permite melhorar os modelos de previsão de ameaças geológicas.

O pesquisador do Instituto Geológico e Mineral da Espanha (IGME) Gerardo Herrera García, um dos engenheiros do projeto, disse à Agência Efe que o novo método, pronto para ser comercializado, melhora a capacidade de medição dos sistemas tradicionais.

Quando se aplicam técnicas tradicionais para medir movimentos de encostas, são instalados pontos de controle de maneira limitada no terreno, mas, com este protótipo, não é necessário colocar marcas ou pregos na superfície que se quer medir.

É possível controlar inteiramente uma encosta ou o espaço do qual se deseja extrair a informação e saber qual é o deslocamento de terra, observando milhares de centenas de pontos.

O objetivo fundamental é utilizar esses dados para melhorar os modelos de previsão e de alarme.

Herrera García destaca que com o novo sistema, que pode ser colocado a quatro quilômetros do alvo, é possível obter uma medida a cada 20 minutos e reduzi-la inclusive a uma imagem por minuto, o que dá uma medição quase em tempo real.

Segundo o pesquisador, o sistema também é útil para geleiras e avalanches de neve e pode ser instalado em zonas afetadas por deslizamentos que possam ser um perigo para cidades, estradas, pontes e ferrovias.

Além disso, o sistema pode ser aplicado na construção de uma grande infra-estrutura, como um estádio de futebol, já que ele permite o uso do radar para saber se haverá deformações no terreno em que acontecem as obras. EFE ngg/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG