Bangcoc, Tailândia - Macacos de rabo longo tem a reputação de saber como encontrar comida - seja pegando frutas de árvores ou diretamente das mãos dos turistas.

Agora, os pesquisadores dizem ter descoberto grupos de macacos de pêlo prateado na Indonésia que pescam.

Diversos grupos dessa espécie de macacos foram vistos nos últimos oito anos pegando pequenos peixes com as mãos e os comendo ao longo de rios das províncias de Kalimantan do Leste e Sumatra do Norte, de acordo com pesquisadores dos grupos The Nature Conservancy e Great Ape Trust.

A espécie era conhecida por comer frutas e insetos, mas nunca peixes dos rios.

"É excitante ver um novo comportamento depois de tanto tempo", disse Erik Meijaard, um dos autores de um estudo sobre os macacos pescadores que aparece na edição do mês passado da revista Jornal Internacional de Primatologia. "Isso é uma indicação de como sabemos pouco sobre a espécie".

Meijaard, cientista do grupo The Nature Conservancy, disse que não sabe o que levou os animais a pescar. Segundo ele, isso mostra um lado dos macacos que é conhecido dos pesquisadores - a capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente e nas fontes de alimentação.

"Eles são uma espécie de sobreviventes, que tem conhecimentos para lidar com condições difíceis", disse Meijaard na terça-feira. "Esse comportamento potencialmente simboliza essa flexibilidade ecológica".

Os outros autores do estudo, que descreve a pesca como um comportamento "isolado e raro", são os voluntários da The Nature Conservancy Anne-Marie E. Stewart, Chris H. Gordon e Philippa Schroor, além de Serge Wich da Great Ape Trust.

Segndo Meijaard, alguns outros primatas já demonstraram capacidade de pescar, como é o caso de macacos japoneses, babuínos, chimpanzés e orangotangos.

Leia mais sobre: macacos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.