Cientistas da missão Phoenix convencidos da presença de gelo em Marte

Uma análise comparativa das últimas imagens tiradas pela sonda Phoenix convenceu os cientistas da presença de gelo perto da superfície do pólo ártico de Marte, de acordo com um comunicado publicado nesta sexta-feira no site da Nasa.

AFP |

Pedaços de material branco brilhante, do tamanho de um dado, desapareceram do interior de uma trincheira escavada pelo braço mecânico da Phoenix, quatro dias após terem sido fotografados pelas câmeras da sonda, explicam.

De acordo os pesquisadores, esses materiais seriam água congelada que se evaporou após ter sido exposta ao sol pela Phoenix.

"Deve que ser gelo", disse Peter Smith, da Universidade do Arizona (sudoeste), responsável pela equipe científica da Phoenix, explicando que "esses pequenos pedaços desapareceram totalmente nos últimos dias, o que constitui uma perfeita indicação que se tratava de gelo".

"Havia um debate na equipe sobre esse material, se seria gelo ou sal", acrescenta o cientista, explicando que "o sal não pode derreter".

Esses pedaços de material branco foram retirados basicamente de uma espécie de trincheira batizada "Dodo-Goldilocks" pelas equipes de pesquisa, que o braço mecânico da Phoenix havia alargado em 15 de junho.

Vários destes pequenos blocos sumiram quando a Phoenix fotografou outra vez esta trincheira na quinta-feira.

Os cientistas tentam encontrar indícios da existência de água e materiais orgânicos.

js/fb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG