Cientistas criam lente capaz de projetar luz de hemisfério inteiro

(Embargada até as 16h de Brasília) Londres, 20 dez (EFE).- Cientistas da Universidade de Duke (EUA) criaram uma lente capaz de projetar a luz de um hemisfério inteiro sobre uma superfície plana, um passo adiante muito importante na construção de câmeras e detectores de imagens.

EFE |

As lentes ópticas, por razões de design, só podem projetar a luz que entra procedente de uma só direção, uma restrição que a equipe dirigida por David Smith conseguiu superar, segundo o mais recente número da revista "Nature".

Através de um sofisticado processo, os pesquisadores conseguiram manipular de maneira artificial a propagação da luz, graças à utilização de um metamaterial, material que apresenta propriedades eletromagnéticas incomuns, devido a sua estrutura.

Os metamateriais permitem o controle total e deliberado da propagação da luz e, portanto, expandem de maneira considerável a capacidade dos instrumentos ópticos além do que é possível com as lentes utilizadas atualmente.

David Smith e seu companheiro Nathan Kundtz, responsáveis pelo estudo, criaram uma lente metamaterial que captura a luz em ângulos de até 180 graus e que a projeta sobre uma superfície.

Combinado com o chip de uma câmera instalada na citada superfície plana, a lente criada conseguia projetar e transmitir a imagem de um hemisfério inteiro em apenas uma foto. EFE fpb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG