novo estado da matéria - Mundo - iG" /

Cientistas criam alumínio transparente que seria novo estado da matéria

Cientistas da Universidade de Oxford criaram uma forma transparente de alumínio bombardeando o metal com o mais poderoso raio laser do mundo. A descoberta do alumínio transparente -- que antes era conhecido apenas em filmes de ficção científica como Star Trek IV -- pode ter implicações para a ciência planetária e nuclear.

Redação |

Reprodução
Laser
Laser "flash" usado no experimento
que do novo estado de matéria

Os cientistas de Oxford publicaram a descoberta na revista "Nature Physics". Segundo eles, o laser "derrubou" elétrons de cada átomo do alumínio sem intereferir na estrutura cristalina do metal. Isso fez com que o alumínio ficasse praticamente invisível em radiação ultravioleta extrema.

"O que criamos é um estado completamente novo da matéria, que ninguém jamais havia visto antes. O alumínio transparente é só o começo", disse o professor Justin Wark, segundo quem o estudo é relevante para "as condições internas de grande planetas". "Esperamos poder criar uma maior compreensão do que acontece quando implosões de laser criam 'estrelas em miniaturas', o que um dia pode permitir que a fusão nuclear seja armada aqui na Terra", acrescentou.

Leia mais sobre estudo de Oxford