Cientistas anunciam avanço na luta contra câncer e doenças infecciosas

WASHINGTON - Um grupo internacional de pesquisadores anunciou hoje a descoberta de um mecanismo celular que poderia ter importantes implicações no tratamento de diversos tipos de câncer e infecções contagiosas.

"Os testes com ratos tiveram sucesso, e essa descoberta poderia melhorar os resultados limitados nesse tipo de doenças", disse à Agência Efe Mario Ernesto Cruz Muñoz, cientista mexicano do Instituto de Pesquisas Clínicas de Montreal (IRCM).

Em um relatório publicado pela revista "Nature Immunology", o diretor do grupo, Andre Veillete, que se trata de um dos mecanismos das células NK (Natural Killers) produzidas pelo sistema para eliminar as cancerígenas e os vírus, entre eles os da hepatite e do herpes.

A deficiência nas células NK está estreitamente vinculada a uma maior incidência de câncer e dessas doenças infecciosas, indicou o relatório.

Cruz Muñoz explicou que seu grupo descobriu que uma molécula conhecida como CRACC aumenta a função das células NK.

"Foi demonstrado que essa célula melhora a capacidade dos roedores de eliminar células cancerosas como as do melanoma (um câncer da pele) e os linfomas (um câncer do sangue, como a leucemia)", manifestou.

A ativação do mecanismo também poderia ajudar na luta contra doenças infecciosas, entre elas o resfriado comum.

Segundo o relatório, o aumento da atividade das moléculas CRACC mediante um tratamento genético ou remédios poderia melhorar a capacidade de destruição de células cancerígenas ou vírus de doenças infecciosas.

Esses processos poderiam ainda ser combinados com quimioterapia e radioterapia para aumentar a eficácia dos tratamentos contra o câncer. EFE ojl/mh