Cidadela pré-colombina é descoberta no norte do Peru

Lima, 14 dez (EFE).- Uma cidadela pré-colombina Wari foi descoberta durante trabalhos de manutenção no Complexo Arqueológico de Cerro Pátapo, no departamento (estado) peruano de Lambayeque, no norte de país, onde há grandes fortificações de pedra de caráter militar e religioso, informou hoje a imprensa peruana.

EFE |

O arqueólogo da Unidade Executora Naylamp, César Soriano, disse que nesse local, cerca de 800 quilômetros ao norte de Lima, se desenvolveu um Estado aristocrático que administrava todo o vale e cuja presença militar foi imponente.

Em declarações citadas pela agência estatal "Andina", Soriano explicou que a cidadela tem em seu interior celas e locais de sacrifício humano, cujos restos eram lançados ao precipício.

O arqueólogo ressaltou que estas fortificações são de grande importância para conhecer o "elo" do desenvolvimento cultural depois da extinção da cultura Moche, e são onde teria se desenvolvido a presença da cultura Wari entre os anos 700 e 1200.

"É a primeira vez que se determina a presença desta cultura que se expandiu desde o sul de nosso país", disse Soriano. EFE watt/ab/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG