Cidade sueca usará calor de crematório para aquecer casas

A fim de contribuir para o uso eficiente de energia, o cemitério da cidade de Halmstad, no oeste da Suécia, decidiu usar o crematório local para ajudar a aquecer as casas e prédios da população durante o inverno. A idéia é conectar os fornos do crematório diretamente ao sistema de aquecimento público da cidade.

BBC Brasil |

"Inicialmente vamos usar o calor gerado durante a cremação para aquecer nossas próprias instalações", explicou o administrador do cemitério de Halmstad, Lennart Andersson, em entrevista ao jornal sueco Aftonbladet.

"Em seguida, vamos conectar (os fornos) à rede de aquecimento local", acrescentou.

Segundo Andersson, a idéia de usar o crematório para aquecer as casas da cidade surgiu após uma revisão ambiental das instalações do cemitério.

O relatório da revisão recomendou a construção de novos fornos no crematório, a fim de atingir determinados critérios ambientais.

"Depois de falarmos tanto sobre o meio ambiente, chegamos à conclusão de que deveríamos tirar proveito, de forma positiva, do calor gerado durante o processo da cremação", contou o administrador do cemitério.

Sem ofensa

Lennart Andersson disse esperar, no entanto, que os planos do cemitério não sejam considerados ofensivos.

A iniciativa, enfatizou ele, está sendo posta em prática estritamente com base nos benefícios que serão produzidos para o meio ambiente.

"Espero que ninguém se sinta ofendido. Trata-se apenas de preocupação com o meio ambiente".

"Não haverá nada diferente em relação às cinzas (das pessoas cremadas)", acrescentou o administrador. A cidade de Halmstad espera ter a nova fonte de energia em plena operação até o ano de 2010.

Leia mais sobre energia

    Leia tudo sobre: energia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG